Desaguando-se

Texto dedicado ao professor Samuel Cavalcanti

http://marteeparaosfracos.blogspot.com.br/2014/10/a-incrivel-energia-das-cores-do-mar-e.html
http://marteeparaosfracos.blogspot.com.br/2014/10/a-incrivel-energia-das-cores-do-mar-e.html

Vez por outra grandes insight entram-se pela cabeça ou pela cabeça grandes insght saem? O fato é que algumas palavras tem uma capacidade incrível quando se juntam a outros elementos de natureza de propriedades atômicas mais estáveis; a língua dobra o fogo num poder transformador. E outro com o seu ego inflável não imaginava que estava pisando num solo tão instável, situava-se no cume quando caiu todas as roupas do seu corpo em público, peça por peça enquanto ele esbravejava com o peito estufado. Quem imaginava que a palavra fósforo significaria o antigo nome do planeta Vênus?Eu caí na gargalhada quando ele disse eu vou jogar Vênus em você! Essa palavra contagiou todo o planeta e eu ri mais ainda quando o outro disse:

– Pode jogar eu sou todo gasolina!

Ele abriu as portas da percepção, ou falando do melhor jeito nordestino “escancarou as portas”, sua alma, esquizou fora do arame farpado em que vivia. Seu agressor andara agora com a cara remexendo, com os polegares direitos nas pontas das pedras. Mudou a postura, apertou o cinto e deu uma longa “esbaforada” como quem tirasse um grande peso das costas, ou melhor dizendo tirava o que de si não servia para nada. Ele que se esmurraçava” por dentro saiu num gesto de protesto pela rua gritando: “Quem desdenha quer comprar”!!!!!” “Quem desdenha quer compraaaaaaaaarrrrr….”!!!!

Em um ato tão heróico mostrava agora a sua dignidade de ser livre de si mesmo, como um Perseu erguendo a cabeça da Medusa. Parou por um instante. Sentiu sua respiração, baixou um pouco a cabeça em que tinava o sangue. Apanhou água pela mão num riachinho próximo à casa, viu-se no reflexo e bebeu-se de si como um ébrio. Quem era aquele a quem nunca se viu? Quantos fantasmas carregava pela opressão? Tudo agora tinha uma leveza titânica e cor prata de água. Andava leve. Cometera a grande selvageria canibalesca de beber-se de si. Desangustiou-se, desaguou-se, se desfez em Mar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s