Sobre um Tópico Sargarana

E a alma vive a tanger os galhos secos, tortos, sobre a flabele da pele, remoendo este tempo que lapida os sentimentos escuros. E os meninos lá fora dizendo: nossa que fogueira bonita! As mães recuando-os:

– cuidado com o fogo menino!

Tempo que se perde e o corpo suave vai se tornando cinza, vai se esta tocha de alegria do aguaceiro ao fogo, pólvora, tudo se destrói em quimera pelas mãos indecisas – lembranças queimadas num álbum das últimas fotos no São João. Sobre um ar gelado que a mais pura melancolia o fez prender o fôlego!

Enquanto isso, vê o que sobra de mim: um olhar que nem se pode pairar nas interpretações! Não derreteu nenhuma lágrima no enterro da mãe mas vive segurando na mão do pai, este que rege e teme a casa. Não sobrou nenhum perfume para aquele desejo cego e sedento que lhe viu pela última vez na rua. Lembro-me do tempo em que eu passei… Tempo escuro. Mas você veio aparecer como a chuva queimando o verão, fez brotar vários galhos de uma esperança amiúde, eram pequenos brotos, e eu me sentia um ser estranho e feliz. Fui verde, cresci nos hormônio para vê outro sol e hoje sou a última folha seca que arde no chão rachado do açude em Sumaré, no mais deserto branco que as tuas dúvidas não me disseste. Não saísse pela última porta porque não entrasse, não rasgasse o último bracelete que ficara na camisa amarela porque as últimas garras que tivesses na boca eu amansei. Não fosse, não viste, não interrogasse a seta. Tudo se fez redemoinho em volta de ti, e se apagou. E ergueu, como a saúde da morte e morreu de uma causa mais pavorosa ainda.

8.10.14

fgvsp-direito-2008-sebastiao-salgado

Créditos da Imagem: Sebastião Salgado.

Deixe um comentário

